Confira os trechos em obras da Bunjiro Nakao nesta semana
A Concessionária CCR Sorocabana divulgou nesta segunda-feira (15\12) o cronograma de obras que fazem parte da futura duplicação da Rodovia Bunjiro Nakao (SP-250), no trecho entre os quilômetros 45 e 68,7 — entre Vargem Grande Paulista e Ibiúna.
A partir desta segunda-feira, até o final de dezembro, a Sorocabana prevê executar serviços adicionais entre os km 48+400 e 49+100, com estimativa de produzir aproximadamente 882 toneladas de CBUQ — volume que eleva para mais de 1.200 toneladas de pavimento aplicadas apenas nesta etapa inicial.
As intervenções não representam ainda o começo da duplicação em si, mas marcam o início do conjunto de serviços que antecedem a execução da obra principal. Esses trabalhos iniciais visam preparar a estrutura da rodovia, melhorar as condições de trafegabilidade e dar sequência ao cronograma de modernização da SP-250.
Primeiras frentes de pavimentação já executadas
Entre os dias 1º e 10 de dezembro, foram realizadas atividades de pavimentação nos trechos:
- km 50+750 ao km 50+850
- km 51+300 ao km 51+500
No total, 378 toneladas de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) foram aplicadas nessas duas frentes, reforçando a durabilidade e a segurança do pavimento.
Essas atividades incluem, além da nova camada de pavimento:
- implantação de sinalização horizontal (pintura viária com material refletivo);
- instalação de tachões e tachas refletivas para reforço da visibilidade noturna;
- serviços de drenagem local;
- dispositivos de segurança, como defensas metálicas.
O que está previsto para a futura duplicação
O conjunto de investimentos da Sorocabana para a duplicação da Bunjiro Nakao prevê um amplo pacote de obras que transformarão a capacidade e a segurança da rodovia, incluindo:
- 10 km de nova duplicação em pavimento flexível;
- 14 km de segmentos já duplicados que serão finalizados e integrados ao novo traçado;
- 4 Obras de Arte Especiais (OAEs), como pontes e viadutos;
- 5 passarelas para pedestres instaladas ou adequadas;
- 6 novos dispositivos de retorno, ampliando a acessibilidade e a segurança dos usuários.
Essas intervenções permitirão segregar o tráfego local do de longa distância, reduzir o tempo de viagem, melhorar a fluidez e trazer mais segurança aos motoristas e às comunidades lindeiras.

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