CCR inicia gerenciamento da Rod. Bunjiro Nakao
A CCR Soroacabana iniciou neste domingo (31/03) o gerenciamento da Rodovia Bunjiro Nakao, nos trechos entre Vargem Grande, Cotia, Ibiúna e Piedade. Considerada a principal rodovia para os ibiunenses e visitantes, a Bunjiro até então era responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagem, mas no ano passado foi privatizada. Com a privatização, a expectativa é que diversas melhorias sejam realizadas no trecho, inclusive o término da duplicação, cujo as obras estão paralisadas desde 2021.
Vem pedágio por aí
Apesar das diversas melhorias, pelo menos dois pedágios deverão ser instalados no trecho entre Vargem Grande Paulista e Ibiúna: um no km 56,1 (próximo a Furnas) e outro no km 107,9 próximo a chegada à Piedade. Os valores e inicio da cobrança ainda não foram divulgados.
Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU)
Também entram em funcionamento os Serviços de Atendimento ao Usuário (SAU), com a ativação de viaturas de inspeção de tráfego, socorro mecânico e atendimento pré-hospitalar, além da operação de 14 bases operacionais, que funcionarão 24 horas por dia para atender os usuários das rodovias concedidas.
Plano de 100 dias
No último sábado (29) a CCR Sorocabana apresentou um plano de 100 dias, que contempla um conjunto de ações prioritárias para aprimorar a infraestrutura e a segurança viária dos 460 quilômetros de rodovias sob sua concessão.
Além das melhorias na malha rodoviária, a concessionária apresentou sua nova frota de viaturas operacionais, que inclui veículos de inspeção, guinchos leves e pesados, ambulâncias e caminhões de combate a incêndios e de atendimento emergencial. Essa estrutura garantirá um atendimento ágil e eficiente aos motoristas, reforçando o compromisso da CCR Sorocabana com a segurança e a qualidade dos serviços prestados.
Principais frentes de atuação do Plano de 100 Dias
Faixa de domínio
Poda do revestimento vegetal em toda a extensão das rodovias;
Limpeza geral de passarelas, pontos de ônibus, ciclovias, pistas e acostamentos;
Remoção de pichações e revitalização de cercas, muros e alambrados;
Recuperação de erosões e escorregamentos;
Poda e remoção de árvores e arbustos que representem risco à segurança viária.
Drenagem
Desobstrução de bueiros e elementos de drenagem superficial;
Reparos estruturais e substituição de tampas e grelhas das caixas de captação.
Dispositivos de contenção viária
Reparação e/ou substituição de defensas metálicas e guarda-corpos;
Implantação de novos dispositivos de contenção em pontos estratégicos.
Sinalização
Revitalização e complementação da sinalização horizontal e vertical;
Substituição e limpeza de placas e demais elementos de sinalização;
Instalação de placas informativas com 0800 e identificação dos trechos concedidos.
Tecnologia e inovação
Implantação de 14 links de dados via satélite (Starlink) nas novas bases provisórias;
Instalação de 14 totens de Autoatendimento;
Disponibilização de 30 aparelhos de celular com acesso ao Kcor Mobile para operação e tráfego.
Infraestrutura viária
Correção de depressões no pavimento junto às cabeceiras de Obras de Arte Especiais (OAEs);
Ajustes em juntas de dilatação e limpeza dos dispositivos de drenagem das estruturas;
Conservação preventiva e corretiva nas unidades de atendimento e pátios operacionais.
Sobre a CCR Sorocabana
A CCR Sorocabana será responsável pela gestão de 460 quilômetros de rodovias estaduais paulistas, abrangendo trechos da Castello Branco (SP-280), Raposo Tavares (SP-270), José Ermírio de Moraes “Castelinho” (SP-075) e João Leme dos Santos (SP-264). Também fazem parte do trecho sob concessão rodovias da SP-079, incluindo Raimundo Antunes Soares (Votorantim-Piedade), Padre Guilherme Hovel-Svd (Piedade-Tapiraí) e Tenente Celestino Américo (Tapiraí-Juquiá), e da SP-250, composta pelas rodovias Bunjiro Nakao (Vargem Grande Paulista-Piedade), José de Carvalho (Piedade-Pilar do Sul) e Nestor Fogaça (Pilar do Sul-São Miguel Arcanjo).
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