Voluntários realizam mutirão para limpeza da ciclovia de Ibiúna

Integrantes voluntários do Conselho Gestor e Participativo do Município e da População de Ibiúna (Congempi) realizaram no último dia 31 um mutirão para limpeza de toda ciclovia, localizada na Av. Perimetral (Marginal). Em poucas horas de trabalho, foram coletados dezenas de sacos de lixo. A intenção do grupo é agir em prol de benfeitorias para a cidade. “Não adianta ficarmos só no discurso e nas críticas, precisamos fazer nossa parte e mobilizar as pessoas a se conscientizarem também. Se cada um fizer um pouco, com certeza teremos uma sociedade muito melhor para se viver”, enfatizou Milton Ribeiro da Costa Júnior, presidente e um dos idealizadores do Congemp, juntamente com Nerino Galvani Júnior.

Recém criado na cidade, o Congemp reúne empresários, profissionais liberais e líderes de bairro, que participam de reuniões e ações voluntárias. O objetivo principal do grupo é utilizar uma plataforma para monitoramento e controle dos gastos públicos através do Sistema Observatório Social do Brasil – OSB, que visa fomentar e apoiar a participação popular na Gestão Pública Municipal, a partir da padronização dos procedimentos de monitoramento e controle dos gastos públicos.

Equipe Congemp em ação voluntária realizada em Ibiúna
Voluntários percorreram toda ciclovia coletando materiais
Vários sacos com lixo coletados durante a ação

O OSB é fruto do Movimento pela Cidadania Fiscal, criado no interior do Paraná pela iniciativa de representantes da sociedade civil organizada que resolveram tomar atitudes para estimular a cidadania e a ética, monitorando a qualidade da aplicação dos recursos públicos, por meio do acompanhamento de licitações e de ações de educação fiscal, além de ações voluntárias. O entendimento do Sistema OSB é que Observatórios Sociais exercem o controle social, mediante monitoramento e não a fiscalização, que compete a órgãos oficiais controladores.

Quem quiser conhecer mais sobre o Congempi pode acompanhar a página no Facebook/congempi.

Deixe aqui seu comentário