Fechamento da agência do INSS de São Roque deverá prejudicar ibiunenses
Ibiunenses deverão ser afetados com o possível fechamento da agência do INSS de São Roque. A notícia divulgada essa semana pelos órgãos de imprensa pegou muita gente de surpresa, já que a unidade é muito utilizada por beneficiários de toda região. Alguns agendamentos já estão sendo direcionados para agências de outras cidades, como Cotia, Sorocaba e São Paulo. Autoridades ainda vão tentar uma mobilização política a fim de impedir o encerramento das atividades da unidade.
O fechamento de agências do INSS pelo país já era algo esperado, desde junho de 2017, quando o Governo Federal comunicou a situação por falta de recursos orçamentários, que até então ameaça o funcionamento das unidades. Ainda no mesmo ano o instituto teve corte de 40% na verba anual.
A medida também é o reflexo da aprovação da PEC 241 Ou PEC 55, – aprovada em dezembro 2016 – que congela os gastos públicos por 20 anos em novos investimentos. Isso acabou sendo assim o congelamento de novos gastos com a falta de recursos que já vinha ocorrendo, afetará ao público em geral. Sem investimento, diversos órgãos receberão menos verba e, com o INSS, não será diferente, com poucos recursos em tempo determinado a saída será o fechamento de algumas unidades.
Além de beneficiários de Ibiúna e São Roque, a unidade atendia ainda moradores de Mairinque, Alumínio, Araçariguama e Vargem Grande Paulista. A situação é preocupante, uma vez que na maioria dos casos, quem procura uma agência do INSS é idoso ou está com alguma enfermidade. Com essa medida, terão que se deslocar para cidades mais distantes, dificultando ainda mais a vida de tais pessoas.
Agência do INSS de Ibiúna
Vale lembrar que em 2009, graças ao esforço do saudoso Prefeito Coronel Darcy, Ibiúna chegou a ser contemplada com uma Agência do INSS, que já estava aprovada pelo Governo Federal e tinha até terreno doado para construção, próximo a Câmara Municipal. Entretanto, a tão sonhada unidade acabou ficando apenas no papel e agora está ainda mais distante de se tornar realidade, sendo que os ibiunenses terão que viajar ainda mais longe para serem atendidos pelo INSS.
Deixe aqui seu comentário