Congempi reúne empresários, profissionais liberais e autoridades em Ibiúna

Empresários, profissionais liberais e lideranças participaram na última segunda-feira (15) de uma reunião para implementação do Conselho Gestor e Participativo do Município e da População de Ibiúna (Congempi). O encontro aconteceu no Pesqueiro Osato e também contou com a presença do Deputado Estadual Sargento Neri (Avante), da vereadora Rozi da Farmácia (PTB), do Presidente da Casa de Santa Rita, Luciano Rolim de Fretas, entre outras autoridades. Durante o evento, foi explanado sobre a importância dos conselhos, além de um debate com relação a cobrança do IPTU no município.

A reunião foi aberta pelo advogado Mário Pires de Oliveira, que falou um pouco sobre a situação do Projeto de Iniciativa Popular que pede a revogação da revisão da Planta Genérica de Valores, que causou grande impacto no valor do IPTU cobrado no município, além de enfatizar a importância de pessoas influentes e respeitadas na cidade estarem se reunindo em busca de melhorias para Ibiúna.

Em seguida, o empresário Milton Ribeiro da Costa Júnior explicou sobre o Congempi e a implementação do Sistema Observatório Social do Brasil – OSB, que tem como objetivo fomentar e apoiar a participação popular na Gestão Pública Municipal, a partir da padronização dos procedimentos de monitoramento e controle dos gastos públicos, além da disseminação de ferramentas de educação fiscal e de inserção da Micro e Pequena Empresa no rol de fornecedores das prefeituras municipais. “A justiça social só será alcançada quando todos os agentes econômicos recolherem seus tributos corretamente e os agentes públicos os aplicarem com ética e eficácia”.

Vários empresários e representantes de diversas classes participaram da reunião
Deputado Sargento Neri também prestigiou a reunião
Advogado Mário Pires falou sobre o reajuste do IPTU em nossa cidade

O OSB é fruto do Movimento pela Cidadania Fiscal, criado no interior do Paraná pela iniciativa de representantes da sociedade civil organizada que resolveram tomar atitudes para estimular a cidadania e a ética, monitorando a qualidade da aplicação dos recursos públicos, por meio do acompanhamento de licitações e de ações de educação fiscal. O entendimento do Sistema OSB é que Observatórios Sociais exercem o controle social, mediante monitoramento e não a fiscalização, que compete a órgãos oficiais controladores.

Para o deputado Sargento Neri, a interação e maior participação da sociedade com o poder público se faz fundamental para mudarmos a realidade da política atual. “Ibiúna é uma Estância Turística com belezas naturais fantásticas. O que precisamos é de uma maior união para estruturarmos esse turismo, a fim de gerarmos empregos e renda para população. É um absurdo uma cidade como a nossa não ter nem um portal de entrada, por exemplo. Estou muito contente de estar aqui e ver pessoas de bem interessadas em transformar a sociedade. Me coloco a disposição para firmarmos parcerias, buscarmos recursos e implementarmos uma nova realidade para o nosso município”, concluiu o deputado Neri, que reside em Ibiúna há mais de 15 anos.

Ao final da reunião, todos os presentes puderam interagir e dar sua opinião sobre os mais diversos assuntos relacionados aos temas abordados no evento. Quem quiser conhecer mais sobre o Congempi pode acompanhar a página no Facebook/congempi.

Deixe aqui seu comentário