Tropa de Idealistas resgata cães que estão sendo levados de Ibiúna para São Roque
A Tropa de Idealistas Proteção Animal, entidade liderada pela Sargento Siqueira Neri, fez o resgate de dois cães comunitários que haviam sido levados de Ibiúna e abandonados em São Roque. Outro animal que vivia próximo a Área de Lazer da Marginal, também tive o mesmo destino, mas ainda não foi possível realizar o resgate do mesmo.
De acordo com a Sargento Siqueira, que é esposa do Deputado Estadual Sargento Neri, após receber a denúncia de que alguns dos cães comunitários de Ibiúna estavam simplesmente desaparecendo, o grupo de voluntários acabou surpreendido por uma postagem numa rede social, no qual três dos animais do município foram reconhecidos abandonados nas ruas de São Roque. “Diante desta situação absurda, fizemos contato imediato com a zoonoses, que nos disponibilizou os meios necessários para que pudéssemos trazer os cães de volta”, contou a Sargento Siqueira.
Foi então iniciada uma operação de resgate, dois conseguiram ser recuperados, um terceiro fugiu e ainda está sendo procurado. Os animais passarão por atendimento veterinário e, posteriormente identificados com coleiras e restituídos aos seus responsáveis. “Infelizmente, não há que se falar em adoção, uma vez que os animais em questão já conseguiram lares, porém não se adaptam ao fato de ficarem restritos a quintais. São cães que cresceram nas ruas, recebem todos os cuidados, mas gostam de estar soltos. Por isso, se tornaram Cães Comunitários. Você tira o cachorro da rua, mas não tira a rua do cachorro”, explica a protetora.
Além de tentar localizar o outro cão, a Tropa de Idealistas também irá se empenhar em descobrir quem foi o responsável e o que está por trás desse abandono de animais em outro município. “Afinal, são cães que há muito tempo são cuidados por comerciantes e munícipes, o que os tornam Cães Comunitários, os quais são, inclusive, protegidos pela Lei Estadual n° 12.916/08. Quem tiver alguma informação de quem está fazendo esse absurdo, por favor nos avise”, finaliza a Sargento Siqueira.
Deixe aqui seu comentário