PROJETO “ALIMENTACÃO” IBIÚNA

O “Alimentacão” é um projeto que tem como objetivos principais matar a fome e sede dos animais de rua em situação de abandono. Visa conscientizar, unir e envolver a sociedade (população, mídias, comércios) contra os maus tratos e o abandono dos animais. “Em uma ação solidária conjunta, desejamos promover a solidariedade no coração das pessoas para que todos possam desenvolver a consciência de que todos nós temos um papel importante no combate das injustiças sociais. Bem como, valorizar os comércios que apoiam e ajudam em projetos sociais perante ao público, e incentivar mais a aderir tais causas”, dizem os idealizadores.

Foram instaladas três unidades de um total de dez nessa primeira fase, sendo:

  1. loja Óptica da Sú, Rua Pinduca Soares;
  2. Loja Victor Modas, rua XV de Novembro;
  3. Loja Mané do Gás, Av. La Farina Milani.

O projeto foi idealizado pelos jovens ibiunenses Denner Leite, Dinn Fernandes e Felipe Oliveira. Devido à situação precária que os animais de ruas vivem em Ibiúna, Dener, estudante e protetor, tive a preocupação de instalar pontos onde os animais pudessem se alimentar com dignidade. Dinn Fernandes, publicitário e designer, elaborou todas as peças publicitárias, estratégias de comunicação, e campanhas. Felipe oliveira, estudante e protetor animal, ajudou na instalação, manutenção e articulação da comunicação do projeto.

 Os kits de alimentação dos animais têm três componentes, dois canos PVCs com curvas e uma placa de vidro com um adesivo. Um dos dispositivos do kit é o comedouro, feito de um pedaço de cano de 4 polegadas (100mm), algumas curvas e um cap.

Quem quiser colocar ração nele, basta abrir o CAP (tampa) na parte superior e despejar o alimento. A força da gravidade levará a ração até a parte de baixo, as curvas impedirão que a ração caia no chão, além de proporcionar o ângulo ideal para o animal se alimentar. E não precisa se preocupar com qualquer acumulo de água no kit de ração, pois em baixo da curva onde o animal come, existem três furinhos pequenos para que, se por ventura entrar água no tubo, ela possa escoar.

Outro dispositivo do kit é o bebedouro, sua estrutura é similar a do comedouro, mas com duas diferenças. Uma é o ângulo de corte da última curva da parte inferior. Esse corte é reto para que não derrame a água no chão. Outra é uma placa redonda de PVC, dentro do tubo, com um furo e uma boia na parte inferior antes das curvas de baixo, para permitir que se possa encher todo o cano com água sem derramar e aumentar o tempo de reposição da água, diminuindo a necessidade de encher constantemente. A placa redonda de PVC retém a água acima da curva no cano, para que se possa colocar mais água de uma só vez para aumentar a durabilidade. No furo dessa placa tem a boia. Quando o animal bebe na parte de baixo, ela abaixa liberando a água da parte de cima para descer pelo furinho em que ela está instalada. A água desce gotejando, evitando derramar pelo chão, e também que ela fique parada.

Comedouros estão sendo instalados nos comércios

O terceiro dispositivo do kit é o banner com mensagens para as pessoas, de conscientização contra o abandono e maus tratos. Outra mensagem é de incentivo à doação de ração para manter o projeto funcionando, uma campanha de valorização e diferenciação das empresas patrocinadoras. Pois sem a ajuda financeira delas, por intermédio do patrocínio, seria impossível custear a realização do projeto.

Nas redes sociais estaremos lançando uma campanha “empresas amigas dos animais” para mostrar ao público consumidor quais empresas apoiaram a causa e incentiva-los a optarem consumir nessas empresas, quando precisarem de seus serviços e produtos. É a forma de incentivar que mais empresários apoiem causas sociais e colaborem ainda mais no desenvolvimento do projeto.

“Outra campanha publicitária que lançaremos em breve é de conscientização contra os mais tratos e o abandono dos animais. Nosso objetivo é unir a comunidade protetora e simpatizante da causa animal para ajudar a combater os crimes contra os animais. Além disso, também, queremos juntar voluntários que gostaram do projeto para serem colaboradores e ajudar na manutenção e perpetuação do projeto, abastecendo os kits e ajudando a coletar doações para mantê-los”, explica Denner.

Em breve será lançado um site que estará disponível para o público com informações de outras ações do projeto e meios em que as pessoas possam contribuir, seja ajudando a divulgar ou com doações.

Por enquanto, quem quiser participar do projeto pode entrar em contato com os responsáveis através dos WhatsApp a seguir: Denner Leite – (15) 99860-9290 / Dinn Fernandes – (11) 99615- 0457 / Felipe Oliveira – (15) 99793-2833

Agradecimentos as empresas, pois sem elas não seria possível a realização do projeto.

Rede Boom Preço – Materiais para construção
Arca Zuzarte
IbiuNet
Clínica veterinária Viana
Juca’s Estamparia
Recanto Julubi
Twister Acessórios
Gráfica Baligraf
Banco Inove Banco
Studio Ktattoo
Gráfica Mídia Quatro
Vidraçaria Alvorada
Mané do Gás
Escola LDG
Plantas Ornamentais Videira
Gerson Art Gesso
Farmácia São Dimas
MVP Agropecuária
Óptica da Sú.

Deixe aqui seu comentário