Guarda Municipal fiscaliza “Quarentena” em Ibiúna
Após o Decreto emitido pelo prefeito João Mello (PSD) que impede a abertura da maioria dos comércios e até mesmo a permanência de pessoas em bares, restaurantes e padarias de Ibiúna, a Guarda Civil Municipal vem fiscalizando o cumprimento da medida. Na manhã deste domingo (22), diversos estabelecimentos que desrespeitaram as medidas foram orientados e os clientes obrigados a voltarem para casa. “Estava tomando um lanche na padaria e os guardas chegaram, mandaram a gente ir embora e ainda recolherem os bancos do local. Não sabia que estava proibido, mas se for para o nosso bem, temos que cumprir”, contou um munícipe.
No decreto emitido neste sábado, a prefeitura determinou o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais e religiosos do dia 22 de março, até 7 de abril. Apenas aqueles serviços considerados essenciais, como supermercados, farmácias, padarias e postos de combustíveis poderão funcionar até no máximo às 22h e com restrições, visando evitar aglomerações. Também fica proibido que gestantes, pessoas com mais de 60 anos ou quem apresente os sintomas da doença trabalhem nestes locais.
Restrição nos supermercados
Nos supermercados, por exemplo, ficou determinado que o acesso de pessoas seja restringido. Estão sendo distribuídas senhas e só pode entrar certa quantidade de clientes por vez. Também ficou determinado que os supermercados não poderão mais abrir aos sábados, domingos e feriados, além de terem horário limite de funcionamento até às 20h. Esta medida entra em vigor a partir desta segunda-feira, ou seja, neste domingo os supermercados estão funcionando, mas com restrições.
Nas padarias e restaurantes, não é mais permitido que as pessoas comam suas refeições no local, ou seja, os clientes só podem entrar, adquirir os produtos e irem embora ou utilizarem os serviços de Delivery.
Ruas fechadas
O decreto também prevê o fechamento de ruas, parques e praças da cidade, bem como os pontos turísticos, hotéis, pousadas e similares. Até mesmo os velórios terão duração máxima de 1h e com restrição no número de pessoas.
Os comércios que descumprirem o decreto poderão ser fechados ou até lacrados no caso de reincidência, podendo, inclusive, responder criminalmente pelo ocorrido. Denúncias podem ser feitas diretamente para Guarda Municipal pelo WhtassApp (15) 99793-2439 ou telefones: 3241-2509 ou 153.
Confira o Decreto na íntegra:
Deixe aqui seu comentário