Confira Dicas de Segurança com a Sargento Siqueira Neri – Atenção Mulheres

A dica básica é atenção! Não se distraia! Fique sempre atenta ao seu redor. A principal arma do bandido é a surpresa.

Em casa

Ao sair de casa, observe sempre os arredores. Veja se há pessoas em atitudes suspeitas (paradas em orelhões, dentro de veículos há muito tempo, atrás de árvores etc). Caso note algo estranho, não saia. Se o suspeito demorar para ir embora, peça auxílio à polícia.

Ao entrar em casa, a mesma regra: fique atenta à sua volta. Se alguém se aproximar, não pare e nem indique que iria parar, pois o indivíduo pode perceber que você mora no local. Dê uma volta no quarteirão e, se a situação persistir, avise a polícia. Se você for seguida, entre em um local movimentado e peça ajuda (supermercado, padaria, banco).

Ao ouvir barulhos à noite, dentro de casa, isole-se em um cômodo e tranque a porta. Pegue o telefone e avise a polícia. Em seguida, se for possível, ligue para um vizinho também e aguarde a chegada do socorro.

Se o ladrão já chegou até você, mantenha a calma e evite encarar o bandido nos olhos. Não faça movimentos bruscos, pois o criminoso pode achar que é uma tentativa de reação e poderá se tornar violento. Ouça com atenção e entregue tudo o que ele pedir, lembre-se que sua vida vale mais do que qualquer bem material. Observe-o discretamente para que seja possível identificá-lo posteriormente.

Quando você está sozinha em casa (ou mora só), certifique-se de que portões, portas e janelas estão bem trancados. Feche as cortinas para não possibilitar a visão interna do imóvel. Procure ter algum tipo de segurança (alarme, câmeras, serviço de vigilância). Ao dormir, tranque a porta do quarto e tenha consigo um telefone para emergência. Tenha sempre cuidado para entrar e sair e evite as entregas, pois o entregador pode passar para terceiros a informação de que você está sozinha.

Sargento PATRÍCIA SIQUEIRA NERI

Deixe aqui seu comentário