SuperIbiúna seleciona estudantes para o Programa Jovem Aprendiz


Responsabilidade Social sempre foi uma marca do Supermercado Ibiúna, que ao longo dos seus 50 anos, vêm colaborando com diversos projetos sociais e atualmente é um dos maiores empregadores do município. Uma das ações com maior impacto desenvolvida pela empresa, é o Programa Jovem Aprendiz, que visa dar oportunidade de qualificação remunerada à jovens de 14 a 24 anos. Através de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), os aprendizes, que caso não tenham terminado o Ensino Médio, precisam estar regularmente matriculados e frequentando a escola regular, recebem salário para trabalharem 4 horas por dia e ainda participam de um curso de qualificação.

Seleção através do desempenho escolar

Neste mês está sendo selecionada a 4ª turma do programa, que desde 2004 já formou mais de 50 jovens, sendo que muitos deles já ocupam cargos importantes no próprio supermercado ou em outras empresas. Uma medida que vem ganhando destaque no programa deste ano é o método de seleção: os interessados são indicados pelas Escolas Estaduais do município, a partir do desempenho de cada um em sala de aula. “A coordenação das escolas, em conjunto com a direção e professores indicam alguns alunos que se destacam nos estudos e a partir desta lista, fazemos as entrevistas, dinâmicas e uma prova para escolher um de cada escola a ingressar no Programa. Acreditamos que com isso, estamos incentivando os jovens a se dedicarem mais aos estudos e serem merecedores da vaga”, explica o Gerente de RH do SuperIbiúna, Marcelo Louzada.

Dinâmica realizada com os candidatos a Jovem Aprendizes durante seleção no SuperIbiúna

A medida vem sendo muito elogiada por coordenadores, professores e demais profissionais do setor de educação. “Fazer a seleção a partir da referência docente, carta de boa conduta e rendimento escolar é uma iniciativa de primeiro mundo. Isto remete a uma reflexão do que querer para a vida e o comprometimento que gera metas e objetivos. Como dizia Paulo Freire ‘se a educação sozinha não muda a sociedade, sem ela tão pouco muda’. O que transforma o mundo são as pessoas, as parcerias de seus meios e as iniciativas. Espero que mais comércios, indústrias, varejistas e outros empregadores adotem medidas semelhantes, para que a formação não seja somente formalidade quantitativa, mas de qualidade”, parabenizou o educador ibiunense Robson Luz.

Gerentes do SuperIbiúna avaliam os Jovens candidatos indicados pelas Escolas

O Curso

O curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados busca favorecer o desenvolvimento de competências para o aprimoramento pessoal e profissional dos aprendizes que trabalham nas áreas relacionadas aos serviços de supermercados. Atende à demanda de formação de profissionais para esse seguimento, favorecendo o posicionamento ético, sustentável e empreendedor e sensibilizando os jovens para a necessidade de aprimoramento contínuo para, assim, ter ampliadas suas chances de inclusão, escolha e mobilidade profissional e social, num cenário cada vez mais dinâmico, competitivo e desafiador.

wordpress plugins and themes automotive,business,crime,health,life,politics,science,technology,travel

Jornal do Povo | Escrito por:

Redação
Redação

Com seriedade e dinamismo, a nossa equipe procura fazer jornalismo de verdade, no qual a ética e a responsabilidade em divulgar os principais assuntos de interesse público são nossos principais objetivos.

Deixe seu Comentário