Frota de veículos registrada em Ibiúna aumenta 531% em 20 anos


O número de veículos registrados em Ibiúna teve um aumento de 531% nos últimos 20 anos, passando de 7.235 em 1997 para 45.634 no final de 2017. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP). O crescimento foi quatro vezes maior que a média de todo o Estado, que foi de 161% e acima também de Sorocaba, que registrou 183% de aumento na frota nas últimas duas décadas.

Apesar de a cidade passar por diversas crises financeiras, políticas e administrativas, essas estatísticas surpreendentemente revelam um desenvolvimento econômico superior aos das demais cidades da região e até de São Paulo. A média é maior que a de um carro para cada duas pessoas, levando-se em consideração que a cidade tem atualmente 80 mil habitantes, ou seja, proporcionalmente, bem mais que a maioria das cidades brasileiras.

Para se ter uma ideia, outro município da região destacado na pesquisa foi Piedade, que teve 228% de aumento na frota nos últimos 20 anos, passando de 10.428 veículos registrados em 1997 para 34.178 em 2017. Ou seja, apesar de relativamente alto, em Ibiúna o crescimento foi quase o dobro que o de Piedade.

Ibiúna tem uma média maior que a de 1 carro para cada 2 pessoas

“O grande número veículos registrados faz com que nos preocupemos ainda mais com a segurança no trânsito. A formação dos condutores e o cuidado com os hábitos do cidadão é estritamente necessária, para que esse crescimento não represente mais riscos à vida”, afirma Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.

As estatísticas contemplam todos os tipos de veículos: ciclomotor; motoneta; motocicleta; triciclo; micro-ônibus; camioneta; camionete; utilitários; carros; ônibus; caminhões; reboques; semirreboques e outros.

Em todo Estado de São Paulo, o número de veículos registrados nos últimos vinte anos cresceu de 11.197.440 para 29.164.426.

Números de veículos em Ibiúna (acima) e Piedade (abaixo) – Leves 1 = Ciclomoto, Motoneta, Motociclo, Triciclo
Leves 2 = Micro ônibus, Camioneta, Caminhonete, Utilitário

wordpress plugins and themes automotive,business,crime,health,life,politics,science,technology,travel

Jornal do Povo | Escrito por:

Redação
Redação

Com seriedade e dinamismo, a nossa equipe procura fazer jornalismo de verdade, no qual a ética e a responsabilidade em divulgar os principais assuntos de interesse público são nossos principais objetivos.

Deixe seu Comentário